top of page

“Moana”: conheça os elementos do folclore polinésio presentes no filme

Atualizado: 3 de ago. de 2022

É provável que você conheça a animação “Moana: Um Mar de Aventuras”, lançada pela Walt Disney Pictures no ano de 2016. A história desta princesa que desafiou a imensidão e os perigos dos mares se passa na região da Polinésia, a qual consiste em um arquipélago localizado no sul do Oceano Pacífico. Mas você já parou para pensar em como os detalhes culturais inseridos neste filme se relacionam diretamente com os elementos do folclore polinésio que há na vida real? Caso sua resposta tenha sido “sim”, este post foi feito para você! Então, bora lá que esta lista temática exclusiva do blog Mundo Folk já está começando!


1. As tatuagens


Dentro da cultura polinésia, as tatuagens representam muito mais do que um mero desenho. Elas são uma forma de manifestar a religião local, a qual crê na Mãe Terra, e cada traço conta uma história.


A arte de se tatuar está presente na Polinésia há cerca de 2 mil anos e traz uma série de símbolos que podem ser combinados para criar significados distintos, que geralmente remetem ao poder espiritual, força e proteção para quem os carrega na pele. Alguns relatos do diário de bordo de James Cook, capitão inglês que explorou a região no século XVIII, descrevem a tradição dos nativos, e o termo “tatu”, cunhado pelos taitianos, chegou à Europa logo após retornar de suas expedições. Daí o termo “tattoo”, como normalmente se traduz o costume de imortalizar desenhos sobre a pele.


Ao longo do filme, a cultura associada às tatuagens dos polinésios é fortemente retratada nos personagens Maui, o semideus da água e do ar que possui o tronco coberto por desenhos que recordam os momentos mais importantes de sua vida, e a avó de Moana, que possui uma tatuagem de arraia justamente pelo fato de ela querer voltar para a Terra como um desses animais após sua morte.



Maui e suas tatuagens. Créditos: Pinterest. <https://www.pinterest.pt/pin/575968239848478539/>




2. As flores


Não se pode falar de Polinésia sem falar de flores. Elas estão por todos os lados: nas cabeças, pescoços e até mesmo orelhas dos habitantes deste arquipélago. Eles consideram que as flores vivas não são apenas acessórios, mas as “joias” mais lindas que alguém poderia usar.


As flores polinésias também possuem sua própria simbologia, expressando até mesmo o estado civil das mulheres: dependendo do lado em que elas carregam a flor atrás da orelha, é possível identificar se são solteiras ou casadas. A Tiare tahiti é uma das espécies mais utilizadas nas ilhas polinésias, sendo encontrada nos típicos colares dados aos turistas que as visitam em sinal de boas-vindas. Já uma flor mais rara de ser encontrada é a Tiare apetahi, espécie de gardênia branca que é o emblema de Raiatea, a segunda maior ilha da Polinésia. Os nativos acreditam em uma lenda para sua origem no Monte Tehemani, único lugar no mundo em que é encontrada, o que intriga e fascina botânicos ao redor de todo o mundo. Segundo a história, a flor nasceu após uma mulher ter seu coração partido ao não ser autorizada a se casar com o filho do rei da ilha.









3. A mitologia


Ao longo do filme, os espectadores conhecem a história do poderoso semideus Maui, o qual possui um anzol mágico que o permite transformar em inúmeros animais e dominar a água e o ar. A seguir, será contada a lenda que inspirou a criação deste personagem que é o carismático guia de Moana ao longo de sua aventura para recuperar o coração da divindade Te Fiti e, assim, salvar a ilha onde fica seu lar – assim como as demais que estão localizadas na região do Pacífico Sul.


Maui é o talentoso e valente semideus da mitologia folclórica da Polinésia, o qual foi responsável pela pesca da ilha de Aotearoa - nome da Nova Zelândia no idioma Maori. Mesmo não sendo um deus por inteiro, ele era iluminado, inteligente e corajoso, possuindo poderes sobrenaturais que lhe permitiram superar as façanhas dos homens comuns. Ele possuía uma mente inquieta e nunca estava satisfeito até receber as respostas às suas perguntas.


Maui era um semideus com algumas limitações provocadas por sua parcela de humanidade, mas era dotado de habilidades que lhe permitiram ter uma medida de controle sobre as forças da natureza. Depois de um nascimento e educação milagrosos, ele ganhou o carinho de seus pais sobrenaturais e agraciou a humanidade com diversos presentes e novas tecnologias; tais como o içamento do Sol e o domínio do fogo para a realização das atividades de subsistência dentro das aldeias.


Esta, no entanto, é apenas uma versão da lenda: ao todo, há cerca de 20 histórias que são contadas sobre Maui ao redor da Polinésia. E, ao mesmo tempo em que elas são diferentes, estas lendas também são únicas no caráter das ações registradas.



Selo neozelandês que representa a lenda de Maui. Créditos: <https://estudenovazelandia.com.br/pagina/cultura/maui-as-lendas-maori-da-nova-zelandia>



E aí, gostaram de conhecer mais a fundo sobre o universo riquíssimo da cultura polinésia? A Disney realmente fez um ótimo trabalho ao representá-la nesta animação capaz de conquistar os corações de cinéfilos de todas as idades!


Adoramos ter a sua presença no nosso blog! Para mais conteúdos sobre o folclore internacional, continue seguindo o Mundo Folk em nossas redes sociais e se inscrevendo

com o seu e-mail no campo abaixo!



Referências utilizadas para a construção do post:

Comments


Inscreva-se abaixo para receber nossos últimos posts!

Obrigada por se registrar!

Mundo Folk - Onde folclore e cultura de todos os cantos do mundo se encontram!

Blog produzido pelas estudantes Giovana Sallum Seno e Vitória Marcelino de Carvalho como exigência parcial para aprovação nas disciplinas de Projeto Interdisciplinar em Comunicação II, Técnicas de Reportagem, Entrevista e Redação Jornalística e Planejamento Gráfico; oferecidas pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia.

© 2023 by The Book Lover. Proudly created with Wix.com

  • Instagram
bottom of page